OAB deve liderar advocacia mundial, diz Conselho Espanhol
Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reuniu-se nesta terça-feira (19), em Madri, com a diretoria do Conselho Geral da Advocacia Espanhola. Na ocasião, foram acertadas diversas iniciativas conjuntas entre as duas entidades, na direção da proteção das garantias fundamentais para a preservação do estado de direito. A Ordem também entregou o Prêmio Raymundo Faoro de Mérito da Advocacia à entidade.
"A OAB deve liderar a advocacia no mundo, porque é a entidade que melhor defende os direitos dos cidadãos e, portanto, dos advogados", afirmou o presidente do Conselho Geral da Advocacia Espanhola, Carlos Carnicer, durante o encontro com Marcus Vinicius.
O presidente da OAB Nacional agradeceu as palavras e afirmou que a entidade continua firme em seu propósito de ser a voz constitucional do cidadão. “A Ordem é a entidade mais respeitada no Brasil, atuando há 85 anos na defesa do Estado de Direito e das prerrogativas dos advogados. Também abrimos fronteiras no sentido de integrar cada vez mais os profissionais brasileiros com seus congêneres em todos os continentes”, afirmou.
Também participou do encontro a presidente eleita do Conselho Geral da Advocacia Espanhola, Victoria Ortega. A advogada toma posse em 28 de janeiro e é a primeira mulher a comandar a advocacia daquele país. “Uma das bandeiras da OAB é a valorização da mulher advogada. Vejo com muita admiração a escolha de Victoria para um cargo tão importante na Espanha”, saudou Marcus Vinicius.