Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia destaca importância do Anuário da Justiça Brasil

quarta-feira, 27 de abril de 2016 às 10h40

Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na noite desta terça-feira da cerimônia de lançamento da décima edição do Anuário da Justiça Brasil 2016. O ato foi realizado na sede do Supremo Tribunal Federal e além de marcar a décima edição do anuário, comemorou ainda os 800 anos da Magna Carta da Inglaterra e marcou a abertura da exposição “1215: A Magna Carta Libertatum; 1824: A Primeira Constituição Brasileira”, numa homenagem também à primeira Constituição brasileira.

Oito ministros do Supremo marcaram presença na cerimônia (Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Teori Zavascki, Roberto Barroso, Edson Fachin e o ministro presidente Ricardo Lewandowski). Ao lado deles, Lamachia elogiou o anuário e destacou a importância da publicação como fonte de informação para a advocacia. O anuário contém os perfis dos 93 ministros integrantes do STF, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior do Trabalho, do Tribunal Superior Eleitoral e do Superior Tribunal Militar e revela como funcionam as seções e turmas de julgamento. O embaixador britânico no Brasil, Alexander Ellis, também participou da cerimônia.

“Nesta tortuosa década a revista testemunhou o aumento da importância do Judiciário em todos os aspectos da vida política, social e econômica do país. Em particular, o aumento exponencial do número de ações julgadas pelos tribunais de todas as instâncias e ramos da Justiça. Para que se tenha apenas uma rápida ideia, desse inusitado protagonismo judicial basta apontar que no período compreendido entre 2006 e 2015 somente o STF decidiu mais de um milhão de processos”, disse Lewandowski. “O anuário apresenta uma verdadeira radiografia do Judiciário brasileiro, especialmente de sua cúpula”, acrescentou ele.

 

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres