OAB-SC homenageia colega morto e cria Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas
Florianópolis – A OAB de Santa Catarina instituiu o dia 24 de maio como Dia Estadual de Lutas e Defesa das Prerrogativas Profissionais da Advocacia. Nesta data ocorreu o assassinado do advogado Roberto Caldart, que atendia clientes em um caso de desocupação de imóvel e foi brutalmente atacado por agentes de segurança.
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, elogiou a ação da Seccional. “O brutal assassinato de um colega no exercício da profissão chocou a advocacia do país. Precisamos sempre reafirmar a importância de nosso ofício e lutar para que nossas prerrogativas sejam respeitadas. O advogado é fundamental para a democracia e, portanto, este crime se revelou um atentado ao próprio sistema da justiça”, afirmou.
Presidente da OAB-SC, Paulo Brincas disse que a Seccional irá propor ao Conselho Federal da Ordem que a data seja também adotada em todo o País como um marco na luta contra os casos de violação às prerrogativas profissionais dos advogados. “A data faz parte de uma luta que será intensificada a partir de agora”, disse.
“Dr. Caldart somos todos nós. Todos nós profissionais da advocacia morremos um pouco no dia 24/05/2016. E todos os dias nos matam aos poucos. Todos os dias, em todos os rincões do Brasil, advogados têm suas prerrogativas profissionais vilipendiadas e com eles, vilipendiada é a advocacia, e com ela a Constituição da República. Toda e qualquer pessoa, do poder público inclusive, que desrespeita um direito profissional, também é responsável pela morte da advocacia”, disse o conselheiro estadual Luiz Fernando Osawa no relatório apresentado.
Com informações da OAB-SC