Menu Mobile

Conteúdo da página

Confira as principais notícias do período entre 30 de setembro e 6 de outubro

sexta-feira, 7 de outubro de 2016 às 17h53

Brasília – Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Em destaque, o elogio da OAB ao acerto na proibição de doações de empresas a partidos e candidatos – fato verificado no primeiro turno das eleições municipais – e a manutenção das atividades da advocacia em tabela diferenciada do Supersimples.  

Consciência eleitoral

Na sexta-feira (30), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, teve seu artigo “Vote consciente e seja vigilante” publicado no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre (RS). O texto é atual e de leitura necessária, principalmente levando-se em conta a proximidade do primeiro turno das eleições municipais no Brasil, realizadas no domingo posterior (2 de outubro). “Estamos fazendo a nossa parte para que a sociedade tenha um novo padrão ético e moral”, afirma Lamachia no artigo.

Verificação das urnas eletrônicas

O secretário-geral da OAB, Felipe Sarmento, participou no sábado (1º), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do processo de verificação das urnas eletrônicas que foram utilizadas na votação do dia seguinte. “Fundamental zelarmos todos por eleições limpas, legítimas e edificadas através do voto consciente e livre, conquistado pelo debate de ideias e propostas, e não pelo poder econômico ou pela pirotecnia midiática”, disse, na ocasião. Sarmento também lembrou a atuação da OAB no combate à prática do Caixa Dois, com o recente lançamento do aplicativo pelo qual eleitores denunciam a prática usando apenas o celular.

Proibição de doações por empresas

O presidente Lamachia pronunciou-se na segunda-feira (3) sobre o primeiro turno das eleições municipais em todo o Brasil. “O primeiro turno da eleição deste ano mostra que foi acertada a mudança na regra eleitoral que passou a proibir doações de empresas a partidos e candidatos. A redução substancial do custo das campanhas é uma grande vitória para a sociedade brasileira”, avaliou.

Advocacia mantida no Supersimples

Lamachia comemorou com entusiasmo a manutenção da advocacia na tabela IV do Supersimples, cuja permanência estava ameaçada pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 25/07. O texto foi votado na noite de terça-feira (4) na Câmara dos Deputados com a alteração que preserva a advocacia no Supersimples. A articulação feita pela Ordem foi decisiva para o resultado favorável.

“Sanidade moral da cena pública no Brasil”

Durante sessão solene do Supremo Tribunal Federal (STF) em homenagem aos 28 anos da Constituição Federal, realizada na quarta-feira (5), o presidente Claudio Lamachia exaltou o brilhantismo da Carta Magna brasileira e afirmou que a sanidade moral da cena pública deve continuar. O pronunciamento dele abriu a sessão, que teve ainda a presença do presidente da República, Michel Temer. “A palavra e a ação corretiva, notadamente por operações como a Lava Jato, provocam justa expectativa da população quanto ao saneamento moral de sua cena pública. Isso só pode e só deve se dar dentro dos estritos limites da lei, dentro do devido processo legal, com ampla defesa, direito ao contraditório e respeitada a presunção de inocência. Transgredir a Constituição, a qualquer pretexto, é um crime à ordem jurídica e ao estado democrático de direito”, disse, na sessão.

Previdência social em pauta

O presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, Chico Couto, participou de uma reunião na sede do Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP) para discutir propostas para o futuro da previdência social. Este foi o segundo encontro para debater o tema. “Queremos procurar mecanismos de propor uma espécie de contra reforma da Previdência, buscando mecanismos substitutivos àqueles que serão apresentados, como é o caso da idade mínima e a redução dos Benefícios de Prestação Continuada. Estamos procurando formas de minimizar o impacto para o segurado”, apontou Couto.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres