Diretores da OAB recebem embaixador e advogados peruanos
Brasília – O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Oneildo Ferreira, e o representante institucional da diretoria da Ordem no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valdetário Monteiro, receberam nesta terça-feira (13) a visita de cortesia do embaixador peruano no Brasil, Vicente Rojas.
O conselheiro da Embaixada, Carlos Rios, também esteve na visita, acompanhado do decano do Colégio de Advogados de Lima, Pedro Angulo Arana, e do diretor acadêmico e de promoção cultural do Colégio, Willian Giovanni Inga Lean.
Na visita, Oneildo ressaltou que a OAB mantém parcerias com instituições representativas dos advogados de Londres, Xangai, Paris – entre outras – que possibilitam, por exemplo, intercâmbio de profissionais em espécies de estágio para enriquecimento da cultura jurídica.
“Brasil e Peru têm em comum, por exemplo, a Amazônia Legal. Aspectos relativos ao desenvolvimento sustentável, à exploração consciente e vários outros temas que também permeiam a seara jurídica poderiam ser debatidos entre a advocacia das duas nações. Além, obviamente, de debates sobre o fortalecimento das instituições e do Estado Democrático de Direito”, apontou.
Oneildo explicou aos peruanos como o sistema jurídico brasileiro funciona. Falou também sobre o papel da OAB enquanto entidade representante de 1 milhão de profissionais da advocacia e também do cidadão. Ele aproveitou para convidar os visitantes para participarem da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que será realizada em São Paulo de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017.
O embaixador Vicente acenou com o ensejo de participar do evento. “Somos vizinhos e desejamos estreitar as relações também dentro da advocacia, a exemplo do que os governos de Peru e Brasil fizeram recentemente. Este cenário muito me alegra, pois o Brasil desponta em diversas frentes e sempre foi solícito e amigo de nossa nação”, disse.
O decano do Colégio de Advogados de Lima, Pedro Angulo Arana, lembrou que a entidade tem convênios bastante frutuosos com profissionais brasileiros e entidades da advocacia que atuam em Lima e outras cidades peruanas, e que comportam advogados do Brasil.