Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Pleno presta homenagem a Rubens Approbato, ex-presidente da OAB Nacional

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017 às 16h49

Brasília – A sessão de abertura do ano jurídico da OAB, realizada nesta terça-feira (14), prestou homenagem a Rubens Approbato Machado, ex-presidente do Conselho Federal que faleceu em novembro de 2016. Foi exibido um documentário feito em homenagem ao advogado e colegas, amigos e familiares relembraram sua trajetória. 

Márcia Machado Melaré, conselheira federal por São Paulo e filha do homenageado, representou a família. Ela recebeu uma lembrança em nome do Conselho Federal, entregue pela conselheira decana, Cléa Carpi, pelo presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, e o membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Rubens Approbato Machado presidiu a OAB Nacional entre 2001 e 2004, tendo antes presidido a Seccional de São Paulo. Também ocupou diversos cargos públicos de importância, como a Secretaria Estadual de Justiça e o de juiz do Tribunal Regional Eleitoral.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, abriu a homenagem dizendo ser uma honra relembrar um homem tão notável como Approbato. “Em nome de sua família, a OAB agradece as seis décadas consagradas à advocacia, exercida com magistral excelência por saudoso presidente. Rubens nos deixa, além de muita saudade, um exemplo de integridade pessoal e firme ética, sempre dedicado à Justiça e à democracia. Tinha uma sólida formação jurídica e firme compromisso com cidadania brasileira”, saudou.

O membro honorário vitalício Roberto Busato, que foi vice-presidente de Approbato e o sucedeu no comando da OAB, disse que, “embora sua trajetória tenha sido interrompida, há de nos consolar que seus ensinamentos continuarão a nos acompanhar, assim como sua luta pela promoção da Justiça”. Busato ainda relembrou a histórica atuação de Approbato frente à OAB, com discursos memoráveis no STF e firmeza no trato com agentes públicos. Por fim, citou uma frase do homenageado: “ É através do advogado que se cristalizam os direitos fundamentais e a dignidade do ser humano. Com ele há paz social, sem ele voltamos aos tempos da caverna”.

Presidente da OAB-SP e ex-colega de escritório de Approbato, Marcos da Costa o classificou como advogado exemplar e combativo. “Dizia sempre que advogado deve estudar todos os dias, senão se torna menos advogado. Um advogado e líder, mas principalmente ser humano exemplar. Ele fez diferença na vida de muitas pessoas, com uma capacidade inigualável em buscar fazer o bem”, elogiou.

O membro honorário vitalício Reginaldo Oscar de Castro, que antecedeu Approbato na OAB, relembrou os esforços empreendidos pelo advogado para a construção da nova sede da Ordem, em Brasília, quando ele era presidente da OAB-SP. “Grande parte deste prédio veio pelas mãos de Rubens Approbato machado, que permitiu que este projeto não tivesse qualquer percalço. São Paulo nos acolheu naquela caminhada tão árdua e construímos este prédio em 14 meses”, explicou.

Para o membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Approbato sempre deu uma acolhida calorosa em São Paulo no começo de sua carreira. “Não poderia deixar de prestar uma homenagem a este grande advogado, presidente da Ordem e líder da sociedade civil brasileira”, saudou.

Assista abaixo ao documentário "Rubens Approbato - O Advogado da Cidadania":


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres