Menu Mobile

Conteúdo da página

Deu na mídia: OAB vai ao STF pelo fim do sigilo da delação da JBS

quinta-feira, 18 de maio de 2017 às 14h21

Brasília – A mídia nacional repercutiu o pedido da OAB pelo levantamento do sigilo da delação feita pela JBS. Nesta quinta-feira (18), o presidente da Ordem, Claudio Lamachia, afirmou que os brasileiros não suportam mais conviver com dúvidas a respeito de seus representantes. Leia abaixo.

O Estado de S.Paulo

“Na madrugada, Lamachia voltou a Brasília para protocolar hoje, no STF, pedido de levantamento do sigilo das gravações feitas pela JBS com o presidente Michel Temer; o senador Aécio Neves e outras autoridades.”

Veja

Na avaliação de Lamachia, se forem confirmadas as gravações do empresário Joesley Batista, em que Temer dá aval para a compra do sigilo do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ele terá dificuldades de seguir no cargo.

UOL

"O levantamento do sigilo é fundamental no primeiro momento para comprovar a veracidade desses fatos. Se comprovado, chamo sessão extraordinária para avaliarmos quais seriam as medidas jurídicas cabíveis a serem tomadas pelo conselho. O ponto de partida de tudo isso é a confirmação dos fatos no levantamento do sigilo", disse em entrevista.

Zero Hora

A iniciativa do presidente da entidade é a mesma tomada em março do ano passado, quando buscou o levantamento do sigilo da delação de Delcídio do Amaral para avaliar se a entidade entraria com um pedido de impeachment de Dilma Rousseff. Após ter acesso aos documentos, convocou uma reunião extraordinária com o conselho da entidade e decidiu pedir a abertura do processo. Na ocasião, a OAB atribuiu a Dilma pedaladas, isenções fiscais, entre outros.

Consultor Jurídico

Seccionais estaduais da OAB também pedem que sejam liberadas as gravações, bem como a renúncia dos políticos que forem implicados.

Correio Braziliense

O presidente da OAB disse que nessas situações defende a publicidade dos processos, até porque dá a chance aos acusados de produzirem defesa. "Em outros casos, em que atrapalharia a investigação, a publicidade não se aplicaria."

R7

Lamachia ainda comentou a decisão do STF de afastar o senador Aécio Neves (PSDB/MG) e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), também citados na delação de Batista. "Age muito bem o STF. Não ha outra opção que não seja essa. Se temos confirmação de que STF determinou o afastamento de parlamentares, temos a comprovação do que foi divulgado pela mídia."


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres