Menu Mobile

Conteúdo da página

Durante Pleno, conselheiras realizam ato pelo fim da violência contra a mulher

terça-feira, 12 de dezembro de 2017 às 17h00

Brasília – As conselheiras federais da OAB realizaram na tarde desta terça-feira (12), durante a sessão do Conselho Pleno, um ato de apoio à Campanha Brasileira do Laço Branco. Trajando vestes brancas, as conselheiras procuraram chamar a atenção para a campanha, cujo objetivo é, atuando em consonância com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e justiça social, sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher. A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, destacou a importância do ato realizado na instância máxima da Ordem.

“Este ato foi importante porque com ele reforçamos a necessária participação da OAB nesta importante campanha internacional do laço branco. Uma campanha que convida os homens a lutar no combate à violência contra a mulher. Uma vez que a OAB abraça esta causa, pode levar para toda a sociedade, em especial aos homens brasileiros, a necessidade de conscientização de que a violência contra a mulher é algo gravíssimo, que compromete o nosso país. Hoje o Brasil encontra-se em quinto lugar no ranking internacional de países em que as mulheres mais morrem em decorrência de violência. Então isso é importantíssimo para a OAB, em especial aos nossos conselheiros federais e presidentes seccionais, que são representantes da advocacia de seus estados e, portanto, podem levar a esses estados esta mensagem do necessário combate à violência contra a mulher”, disse Eduarda.

Durante a sessão, a conselheira federal por Pernambuco, Adriana Coutinho, falou a respeito do ato. “Nós, mulheres dos Conselho Federal, temos muito orgulho de dividir este conselho ao lado de homens que, sabemos, estão sempre atentos às questões relacionadas aos direitos humanos e, sobretudo, à erradicação da violência contra a mulher. Agradecemos aos homens por nos apoiar nesta luta e ao nosso presidente pela sensibilidade extrema aos assuntos relacionados à mulher, não só à mulher advogada, mas à mulher brasileira. Este foi um pequeno gesto de união destas conselheiras federais porque temos aqui uma grata amizade construída por esta paixão pela Ordem. E fica este registro”, declarou ela,

O presidente nacional da OAB salientou a necessidade de combate à todas as formas de violência contra a mulher como algo fundamental para a sociedade brasileira. “Essa campanha tem um significado muito especial e importantíssimo. Precisamos definitivamente acabar com a violência contra as mulheres. Isto é algo inaceitável. Os números que têm sido divulgados nos últimos tempos são assustadores. E ainda que somente uma mulher fosse agredida já seria algo inaceitável sob qualquer aspecto. O que vemos atualmente é algo que cresce e que o Brasil precisa rejeitar, que é esta escalada de violência contra as mulheres. O Conselho Federal da OAB, por seus homens e mulheres, está absolutamente engajado nesta campanha de tamanha importância para o Brasil. Esta não é uma campanha importante para as mulheres somente, ela é importante para a sociedade brasileira”, disse Lamachia.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres