Confira as principais notícias do período entre 22 e 28 de dezembro
Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, os artigos do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, “Austeridade contra aumento de impostos” e “O voto e suas consequências”, Pedido da OAB-RS é atendido pelo TRF4 para caráter de urgência à ação contra aumento da CEEE e a mensagem especial da diretoria do Conselho Federal em comemoração ao Natal, entre outros assuntos.
Contra aumento de impostos
O Jornal do Comércio publicou nesta quarta-feira (27) artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Em "Austeridade contra aumento de impostos", Lamachia afirma que não existe solução mágica para o problema do país, "mas algumas medidas sérias, como gestão eficiente e austeridade, são fundamentais para que haja um maior equilíbrio nesta relação, que hoje favorece apenas quem arrecada". Leia aqui o artigo.
O voto
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, publicou artigo nesta terça-feira (26) no jornal "Correio do Povo". No texto "O voto e suas consequências", o advogado analisa a importância da escolha de candidatos comprometidos com o bem público em 2018. "É na análise aprofundada e criteriosa dos candidatos que se inicia o combate à corrupção. Aliás, esse é sem dúvida nenhuma o mais eficiente e indolor método para afastar os maus elementos da vida pública brasileira", afirma. Leia aqui o artigo.
Embaixador de Israel
O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (27) o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley. Durante o encontro, Shelley convidou o presidente da Ordem a participar do Congresso que será promovido naquele país em 2018 pela Israel Bar Association e para conhecer o sistema judiciário local. Também participou do encontro a presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-DF, Clarita Costa Maia. Veja aqui.
Aumento da CEEE
A OAB-RS teve uma decisão importante a favor dos clientes da CEEE, apreensivos com o reajuste de 30% da tarifa de energia elétrica, que foi autorizado a vigorar nesta semana. Nesta sexta-feira (22.12), a partir da Ação Civil Pública proposta pela Ordem gaúcha, a juíza Carla Evelise Justino Hendges determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se manifeste em até 72 horas. Posteriormente, também o Ministério Público Federal (MPF) irá se posicionar. Leia mais aqui.
Mensagem de Natal
Leia aqui a íntegra da mensagem de Natal divulgada pelo Conselho Federal da OAB.