Pleno homenageia IAB em ato simbólico de entrega de carteiras da OAB
Brasília – O Conselho Pleno realizou na manhã desta terça-feira (7) a entrega da carteira da OAB em ato simbólico de homenagem ao Instituto de Advogados Brasileiros (IAB), que foi o precursor da Ordem. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, membros da diretoria do Conselho Federal e ex-presidentes da Ordem fizeram a entrega das carteiras para a presidente do IAB, Rita de Cássia Sant’Anna Cortez, e a presidentes dos Institutos estaduais. Participaram da entrega das carteiras os ex-presidentes da OAB, Roberto Antonio Busato e Cezar Britto, o Medalha Rui Barbosa, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, o secretário-geral, Felipe Sarmento, o secretário-geral adjunto em exercício, Marcelo Lavocat Galvão, e o diretor-tesoureiro, Antonio Oneildo.
Receberam a carteira da OAB Álvaro Fernando da Rocha Mota (PI), que também é presidente do colégio de presidentes dos Institutos dos Advogados Brasileiros, Alessandro de Jesus Uchôa de Brito (AP), Carlos Eduardo Rátis Martins (BA), João Gonçalves de Lemos (CE), Francisco Cláudio de Almeida Santos (DF), Flavio Buonaduce Borges (GO), Felipe Martins Pinto (MG), Fábio Arthur da Rocha Capilé (MT), Clovis Cunha da Gama Malcher Filho (PA), Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti (PE), Hélio Gomes Coelho Júnior (PR), Sulamita Santos Cabral (Porto Alegre), Gilberto Lopes Teixeira (SC) e José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro (SP).
“A ideia desta homenagem ao Instituto dos Advogados Brasileiros e ao Colégio dos Institutos dos Advogados Brasileiros teve por finalidade o reconhecimento da OAB pela história do Instituto, pelo que ele representa para a Ordem. Nascemos a partir do Instituto e quando o homenageamos no início do mês de agosto numa sessão do Conselho Federal estamos homenageando toda a advocacia brasileira, os mais de um milhão e 100 mil advogados e advogadas brasileiros que são indispensáveis à administração da Justiça, conforme expresso na Constituição Federal. Portanto, nosso agradecimento e reconhecimento”, disse Lamachia.
A presidente IAB destacou o momento de união da advocacia em face do panorama atual do país. “A sociedade brasileira passa por tempos muito difíceis e a repercussão dessas dificuldades impactam a advocacia. Nunca foi tão importante a união de toda a advocacia através de suas entidades e instituições políticas em prol da valorização e do respeito à advocacia. Nunca foi tão importante defender prerrogativas e lutar contra a criminalização da advocacia neste país. Somos a voz da cidadania e garantidores do estado constitucional e democrático. É da advocacia que depende o futuro deste país”, afirmou Rita de Cássia.
O presidente do colégio de presidentes dos Institutos dos Advogados Brasileiros salientou a importância da advocacia para a manutenção das instituições e lembrou outros marcos importantes de 2018. “A celebração em torno do Instituto dos Advogados Brasileiros nos traz à lembrança duas outras datas marcantes neste ano de 2018: os 30 anos da Constituição Federal, sempre muito criticada, mas um guia de nossas ações, e os 60 anos da declaração dos Direitos do Humanos. São documentos fundamentais para uma ordem jurídica em que a cidadania é colocada sobre todas as coisas e interesses”, disse ele. “Nós advogados formamos uma espécie de exército sem armas, mas com arsenal de coragem na defesa da sociedade. É com esta força da lei que os advogados combatem a lei da força em todo o mundo e não seria diferente em nosso país”, acrescentou Mota.