Felipe Santa Cruz: “Conto todos os dias com a força do colégio de presidentes”
O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e os demais membros da diretoria da OAB Nacional participaram da abertura oficial do Colégio dos Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB nesta quinta-feira (23), no auditório da sede da OAB-SP.
O encontro, reunindo os presidentes de todas as 27 Seccionais da OAB, também servirá para a realização do XLIII Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados, do XXVII Encontro Nacional da Escola Nacional de Advocacia e Escolas Superiores de Advocacia e da LXVI Reunião do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados.
Em discurso na abertura do evento, Felipe Santa Cruz destacou a relevância de toda a OAB para a defesa da cidadania e da democracia no Brasil. Ele fez questão de ressaltar a importância de cada diretoria, de cada presidente de seccional e de todos os representantes eleitos pela advocacia para o sucesso do sistema OAB.
“Nós somos uma unidade, temos a confiança de nossa base e a confiança do Colégio de Presidentes, com quem conto todos os dias, porque é impossível realizar esse trabalho sozinho. A Ordem é procurada por todos, ainda mais neste momento em que o país precisa voltar a produzir, a ter condições de trabalhar. Não vamos nos omitir diante dos desafios da vida. Vamos começar o colégio para deixar o nosso legado, de trabalho e de compromisso com a advocacia”, disse Felipe Santa Cruz.
Anfitrião do evento, o presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos, também defendeu a unidade do sistema. “A primeira e a última trincheira de defesa de todas as instituições é a advocacia, porque temos um compromisso com o cidadão”, defendeu Caio Augusto.
O diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Ronnie Preuss Duarte, defendeu a importância da área de educação para garantir qualificação para a advocacia enfrentar os desafios da nova economia. “A educação é um mecanismo verdadeiro de transformação. Temos uma massa que precisa do nosso apoio, de instrumentos acessíveis de educação para a advocacia. Um dos nossos desafios é conseguir multiplicar essas oportunidades e oferecer conteúdos relevantes, sobretudo para aqueles que iniciam a sua trajetória profissional”, afirmou Ronnie Preuss Duarte.
O coordenador-geral das Caixas de Assistência, Pedro Alfonsin, garantiu que as entidades terão papel fundamental nesta gestão da Ordem, produzindo ações e benefícios em prol da advocacia. “Temos pautas diversas para atender os advogados e a advogadas, mas principalmente estamos preocupados com a saúde da advocacia. São programas voltados para a saúde mental, saúde das mulheres, além de preocupações com atividades esportivas”, falou Pedro Alfonsin.
O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, destacou o papel do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados no suporte às Caixas de Assistência e aos projetos que trazem benefícios para a advocacia. “O FIDA é um órgão que reúne os principais representantes da OAB e que demonstra a harmonia de nosso sistema. Temos Diretores, presidentes de seccionais e conselheiros, todos atuando em busca de benefícios para os advogados e advogadas”, completou Felipe Sarmento.