OAB parabeniza Rodrigo Pacheco pela reeleição à Presidência do Senado
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) saúda o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pela reeleição às Presidências do Senado Federal e do Congresso Nacional, confirmada por votação encerrada nesta quarta-feira (1/2).
"A advocacia renova os votos de que, neste novo desafio, Rodrigo Pacheco possa contribuir decisivamente para a pacificação social do Brasil e o fortalecimento do Senado Federal, Congresso Nacional e demais instituições democráticas do país, em benefício do povo brasileiro", diz o presidente nacional da OAB, Beto SImonetti.
Egresso da advocacia e integrante ativo no Sistema OAB, Pacheco foi conselheiro seccional e federal pela OAB-MG. Entre suas inúmeras contribuições à profissão, foi presidente da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira.
Na política, Pacheco tem histórico de alinhamento aos princípios do Estado Democrático de Direito. Em sua primeira gestão à frente do Senado, destacou-se na aprovação da lei que atualizou o Estatuto da Advocacia e institucionalizou, entre outras demandas da classe, a fixação de honorários de acordo com o Código de Processo Civil. Também participou ativamente da edição da lei que estabeleceu que os advogados do autor e do requerido devem permanecer no mesmo plano topográfico e em posição equidistante em relação ao magistrado (Lei nº 14.508/2022).
Destaca-se ainda sua atuação determinante e equilibrada em defesa do regime democrático e das instituições durante as eleições de 2022 e frente aos atentados contra as sedes dos Três Poderes no último 8 de janeiro.
Em reconhecimento pela sua contribuição ao Estado democrático de Direito, Pacheco foi agraciado pelo Conselho Federal da OAB com a Medalha Raymundo Faoro, em agosto do ano passado – uma das maiores honrarias concedidas pela instituição.
A advocacia renova os votos de que, neste novo desafio, Rodrigo Pacheco possa contribuir decisivamente para a pacificação social do Brasil e o fortalecimento do Senado Federal, Congresso Nacional e demais instituições democráticas do país, em benefício do povo brasileiro.