OAB relembra reação firme das instituições, em lançamento de livro sobre 8 de janeiro, no STF
Os atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro e a rápida recuperação dos edifícios-sede dos Três Poderes da República após a destruição inspiraram a produção de um livro e de um documentário pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Intituladas “Democracia Inabalada”, as obras foram lançadas, nesta quarta-feira (30/8), no Museu da Corte, e o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, acompanhou a cerimônia.
“Esta iniciativa é uma prova marcante da resiliência e da capacidade de resposta do Supremo diante de tamanha atrocidade. Os ataques ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao STF não apenas destruíram bens materiais, mas tentaram, sem sucesso, abalar os alicerces de nossa democracia. No entanto, o que se seguiu após esses eventos sombrios é um lembrete inspirador do compromisso inabalável de nossa nação com os princípios democráticos e a determinação de nossa sociedade em reerguer-se das adversidades”, disse Simonetti.
Na ocasião, a presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber, declarou que o livro e o documentário contribuem para que os ataques não sejam esquecidos. "A publicação agora lançada, por meio de centenas de fotos, relatos dos ministros, servidores e colaboradores desta Suprema Corte, assim como o documentário, condensa a um só tempo a indignação, a força e a resistência da defesa da democracia constitucional de todos os que reverenciam as instituições democráticas e cultuam os valores que formam o Estado Democrático de Direito. E o que é mais importante, refletem, livro e documentário, a pronta resposta da instituição ao ataque hediondo", afirmou.
O livro é dividido em oito capítulos que relatam a história do edifício-sede da Suprema Corte, a invasão do prédio, as medidas adotadas para a reconstrução, a restauração das obras de arte destruídas, a campanha #DemocraciaInabalada e a sessão de abertura do Ano Judiciário com o Plenário reconstituído. A publicação é composta por relatos de ministros, servidores e colaboradores, além de uma galeria de fotos da destruição e reconstituição dos espaços atingidos pelos vândalos.
Documentário
Junto ao livro, foi produzido um documentário de mesmo nome, que tem estreia marcada para 3 de setembro, às 22h, na TV Justiça. O material, que já está disponível no site do STF, recapitula, por meio dos depoimentos de ministros, servidores e colaboradores do STF, a perplexidade diante do ataque sofrido pelo Tribunal e as etapas do esforço de recuperação do prédio em apenas três semanas.
Clique aqui para ler o livro Democracia Inabalada
Confira a atuação do Sistema OAB após os atos antidemocráticos em Brasília