Em conferência no Sergipe, Simonetti enfatiza os benefícios da tecnologia para a Justiça
A influência positiva do bom uso da tecnologia no trabalho de advogadas e advogados foi enaltecida pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, na abertura da 11ª Conferência Estadual da Advocacia de Sergipe, na quarta-feira (20/9).
Além de Simonetti, estavam presentes o presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; e o presidente do conselho gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento, entre outros representantes do Sistema OAB.
“A Ordem dos Advogados do Brasil tem caminhado atenta aos impactos e benefícios da tecnologia para a justiça e para a cidadania brasileira. Para proporcionar um futuro seguro aos cidadãos, o Sistema de Justiça deve utilizar a tecnologia de maneira positiva, com responsabilidade social e sustentabilidade. Para alcançar este novo paradigma, a advocacia é central”, disse. Sobre os debates propostos pelo evento, ele complementou que “são fundamentais para observarmos como as tecnologias sociais e jurídicas promovem justiça e cidadania”.
Em seu discurso, o presidente da OAB ainda enalteceu a jovem advocacia, que representa cerca de 50% dos inscritos nos quadros da Ordem, e convidou os presentes a responderem ao primeiro estudo demográfico da advocacia brasileira, o Perfil ADV.
Durante os dois dias de Conferência, a seccional sergipana viabilizará palestras de especialistas sobre assuntos relacionados ao tema central “Sociedade 5.0: tecnologia como instrumento de inclusão e desafios para a advocacia”, como inovações no processo eleitoral, lawfare de gênero; diversidade e inclusão; Justiça 100% digital e o acesso à Justiça; tributação e redes sociais; e segurança jurídica na era digital.
De acordo com o presidente da OAB-SE, Danniel Costa, a voz da advocacia é o principal instrumento para a concretização da Justiça aos que mais precisam. “Assim, podemos, com a nossa arte de conhecer os códigos e as leis, mudar a história da vida das pessoas com pequenos gestos”, declarou. Ele ainda falou sobre o lançamento da nova sede da seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e agradeceu a Beto Simonetti e ao presidente do Fida, Felipe Sarmento, pelo apoio.
Ao concluir, ele afirmou que a advocacia sergipana acredita na força da instituição. “A advocacia sergipana carrega no seu coração a esperança de viver um futuro muito melhor nesta sociedade. Um futuro que é escrito com grandes propósitos e que pode, sim, ser transformado de forma coletiva. Que tenhamos uma grande conferência”.
Saiba mais sobre o evento