OAB parabeniza Bernardo Cabral pelos 70 anos de dedicação à advocacia
O Conselho Federal da OAB parabeniza e honra o jurista José Bernardo Cabral pelos 70 anos de exemplar dedicação à advocacia brasileira. Sua trajetória é um verdadeiro marco na história do Direito e da democracia em nosso país.
Cabral presidiu o CFOAB no biênio 1981-1983. À frente da entidade, defendeu o aprimoramento do ensino jurídico e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Também foi conselheiro federal da Ordem, em 1974, e secretário-geral, em 1977. Atualmente, é membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
“O Conselho Federal da OAB exalta com orgulho a trajetória desse grande advogado, cuja dedicação, ética e legado permanecem como fonte de inspiração para as atuais e futuras gerações de advogados”, afirma Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem.
Como relator-geral da Constituição Federal de 1988, desempenhou papel fundamental na construção da Carta Magna que assegura os direitos e garantias fundamentais do povo brasileiro. Sua atuação é um símbolo de compromisso com a justiça e com o fortalecimento das instituições democráticas.
Bernardo Cabral foi agraciado, na última edição da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em 2023, com a Medalha Rui Barbosa – a mais alta honraria concedida pela OAB, que celebra o mérito e a relevância dos grandes nomes da advocacia nacional.
Leia mais:
Bernardo Cabral compartilha lições de 70 anos de advocacia com as novas gerações
Em Conferência Nacional da OAB, Bernardo Cabral recebe Medalha Rui Barbosa