CFOAB reforça compromisso com a valorização da mulher no Direito em evento da OAB-DF
A Medalha Myrthes Gomes de Campos 2025 foi entregue nessa segunda-feira (31/3) a quatro mulheres com trajetórias de destaque no campo jurídico da capital federal, em evento promovido pela OAB-DF. O diretor-tesoureiro do CFOAB, Délio Lins e Silva Júnior, participou da homenagem, que reconhece a contribuição feminina em defesa dos direitos, dos interesses e da valorização das mulheres e de suas prerrogativas.
Em seu discurso, Délio Lins e Silva Júnior, que também é membro honorário vitalício da OAB-DF, desejou que homens e mulheres possam sempre caminhar juntos. “Que essa Medalha, a cada ano que passa, possa agraciar mulheres que realmente fazem parte da nossa história, fazendo diferença na advocacia e na sociedade”, complementou.
Na ocasião, a honraria foi outorgada à ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), diretora da Escola Nacional da Magistratura do Trabalho (Enamat) e diretora da Rede Internacional Universitária de Pesquisa (Riupe), Kátia Magalhães Arruda; à advogada decana da OAB-DF, Francisca Aires; à procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi Ruas de Almeida; e à defensora pública do DF Rita de Castro Hermes Meira Lima. As homenageadas foram indicadas pela Comissão da Mulher Advogada da seccional do Distrito Federal.
Simbolismo
A presidente em exercício da OAB-DF, Roberta Queiroz, destacou a atitude do presidente da seccional, Paulo Mauricio Poli, de nomeá-la como interina durante o mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres. “Agradeço o gesto, que simboliza muito do que pregamos na nossa gestão, inclusive pelos passos delineados das gestões anteriores do nosso presidente Délio [atual diretor-tesoureiro do CFOAB], que tanto lutou pelas mulheres e pela paridade que hoje encontramos aqui na nossa casa”, afirmou.
Por sua vez, o presidente licenciado ressaltou a trajetória das quatro homenageadas e a relevância da Medalha Myrthes Gomes de Campos. “Hoje temos quatro grandes representantes que simbolizam o que é a advocacia feminina. Esta noite é para celebrar a advocacia feminina, a magistratura feminina e a defensoria pública feminina”, frisou Poli.
Condecoração
Instituída em 2016 em homenagem à primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, a Medalha Myrthes Gomes de Campos é a mais alta comenda da OAB-DF. A medalha tem como objetivo reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres no campo do Direito e da Justiça, bem como incentivar a igualdade de gênero e a luta pelos direitos femininos.