OAB-MA celebra 93 anos de história e compromisso com a Justiça
A seccional maranhense da OAB comemora, nesta sexta-feira (4/4), seu aniversário de 93 anos. A data marca mais um capítulo na trajetória da entidade que, desde a sua fundação em 1932, luta pela defesa da cidadania e da Justiça no estado.
Ao parabenizar a OAB-MA, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou que a trajetória de resistência e luta incansável da seccional reflete o compromisso com a defesa das prerrogativas da advocacia e com a promoção da Justiça. “As conquistas alcançadas nesses 93 anos demonstram a coragem e a determinação dos profissionais que, dia após dia, enfrentam desafios para garantir o respeito e a dignidade da nossa classe. Que este aniversário seja um marco inspirador para que a Jovem Advocacia continue essa jornada de avanços.”
O presidente da OAB do Maranhão, Kaio Vyctor Saraiva Cruz chamou a atenção para a dualidade da instituição, que é tradicional e moderna ao mesmo tempo, e onde a diversidade e a regionalidade maranhenses se complementam. “São nove décadas com a contribuição de 22 presidentes atuando em realidades que são complementares e não excludentes: as causas da cidadania e as causas da advocacia. Essas duas causas são complementares porque, à medida em que o fortalecimento da advocacia resulta em uma mudança que melhora o país, um país melhor também contribui para o fortalecimento da advocacia”, afirmou.
História
Fundada em meio a desafios históricos, a OAB-MA nasceu com o objetivo de representar e fortalecer a atuação dos profissionais do Direito na região e contribuir para a construção de um sistema judiciário mais justo e eficiente. Atualmente com mais de 26 mil profissionais registrados, a entidade se consolidou como uma voz ativa na defesa dos direitos humanos e na promoção de debates que impulsionaram reformas importantes para o país.