OAB pela democracia
A defesa da democracia é o alicerce da cidadania. É dever de todos, independente da formação ou partido político, pugnar pela liberdade, igualdade de oportunidade, defesa da Constituição Federal e dos direitos humanos. Apenas através da democracia, teremos uma sociedade justa e igualitária.
Importante lembrar que a OAB possui funções que vão muito além da representação de classe dos advogados, incluindo a defesa da Constituição, dos direitos humanos, da ordem jurídica do Estado democrático e da justiça social.
Não podemos esquecer que a democracia inclui a efetiva representatividade, desta forma, a OAB-PE instituiu o Comitê de representatividade, como uma ação afirmativa, de buscar igualdade de oportunidades, redução de discriminação, preconceito de qualquer forma, bem como ratificar que a OAB é a casa da advocacia e cidadania, ou seja, representa a sociedade.
Afinal, o Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos inalienáveis, entre outros, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
Eu defendo a democracia como advogada, professora e cidadã.
Encerramos com o trecho da canção “Tomara” do grande cantor Alceu Valença, compartilhando a roga a Deus por uma nação solidária, que traduz os sentimentos de esperança de dias melhores para todos: “tomara meu deus, tomara, que tudo que nos separa, não frutifique, não valha; tomara meu deus, uma nação solidária, sem preconceitos, uma nação como nós.”
Autor(es):
Curriculum:
Vice-presidente da OAB-PE.
Contribuição doutrinária
Advogados e demais operadores do direito podem colaborar enviando artigos que abordem temas do direito e ciências afins e que envolvam as finalidades institucionais da entidade e da atividade da profissão de advogado. Os interessados devem encaminhar os artigos para biblioteca@oab.org.br